A Motivação não é (só!) sobre você!

A comparação do copo meio cheio e meio vazio para atestar a motivação das pessoas já é bem conhecida. Na imagem deste post – um meme bem humorado que circulou na internet – há uma terceira hipótese na qual uma pessoa não olha para a quantidade do líquido que está dentro do copo mas para o tipo de liquido, a qualidade.

Alguns irão dizer que este terceiro ponto de vista é o do alcoólatra ou do farrista que não leva nada a sério. Mas quero aproveitar a brincadeira para chamar sua atenção para outro aspecto… Tanto o pessimista (que vê o copo meio vazio) quanto o otimista (que vê o copo meio cheio) olham para o copo pensando na sua quantidade e em como aquela quantidade irá lhe beneficiar ou prejudicar.

O fato é que a quantidade do copo será a mesma. O que muda é a forma como a pessoa enxerga isso e essa lente é colocada em sua visão de acordo com seus valores. Esta é uma visão egocêntrica, focada não no copo mas em mim e no quanto aquele liquido será suficiente para mim.

A terceira forma de ver o mesmo copo não está focada na quantidade mas na qualidade. Isso significa que, não importa se há muito ou pouco, se há otimismo ou pessimismo. O mais importante é entender e saber o que é e para que serve aquilo. Diante disso poderemos dizer de forma muito mais consciente se o copo está meio cheio ou meio vazio!

Então, diante das situações da vida – especialmente as desfavoráveis – tire o foco de si mesmo! Olhe e analise a situação pensando sempre: “o que é isso e para que isso serve?” À medida em que você amplia sua visão da circunstância e a considera em relação aos outros e não apenas olhando só para o seu umbigo, notará que tudo ganhará outro sentido.

A perspectiva sugerida pela terceira forma de encarar o copo muda o jogo: não se trata de uma visão subjetiva mas de uma análise objetiva e de finalidade. Motivação, portanto, não deve ser apenas um sentimento; mas uma força que brota de uma análise menos egocêntrica, mais ampla, envolvente e objetiva.

Da próxima vez que se sentir desmotivado, pergunte à situação que está causando a desmotivação: afinal, como isso pode ser corrigido? A quem mais afeta? Para que ela serve? Preciso realmente disso? Assim, você não ficará refém dos seus sentimentos, heranças culturais e circunstâncias pelas quais esteja passando e terá muito mais clareza para dizer se, afinal, o copo está meio cheio ou meio vazio.

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