Conexões emocionais de sua marca

Não é novidade para ninguém quando o assunto é comportamento do consumidor que compramos pela emoção e justificamos nossa compra pela razão. Por mais “racional” que você queira ser na hora de comprar, desde uma lata de cerveja até um automóvel, você verá que o primeiro drive de compra na hora de escolher a marca é emocional.

Por isso, é fundamental que pensemos em nossa conexão emocional com o nosso público-alvo. Já vai longe o tempo em que a propaganda era focada em detalhar os aspectos formais ou qualidades físicas do produto ou serviço. O foco hoje está nos benefícios que o produto gera, o problema que ele resolve e, para além disso, o estado emocional que vai gerar para quem compra. A Coca-Cola é o típico exemplo desta evolução no marketing, assim como as marcas de veículos.

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Veja a diferença do foco das propagandas do início da década de 1950 e a atual.

Cinco bases emocionais de conexão com uma marca

Um estudo realizado na Escola de Negócios da Universidade de Stanford pela professora Jennifer Aaker questionou como as pessoas classificam a “personalidade” das marcas com as quais se relacionam para definir o tipo de conexão emocional que elas mantêm com estas marcas. Inicialmente, a pesquisa relacionou mais de 300 tipos de descrições de personalidades. Porém, ao analisar os dados, os pesquisadores notaram que muitas descrições tinham elementos em comum e reduziram estas características a 42 que, por sua vez, podem ser resumidas em 5 conexões emocionais fundamentais:

  • Sinceridade:
  • Robustez
  • Entusiasmo
  • Competência
  • Sofisticação

O estudo revelou que, na essência, as pessoas se relacionam com as marcas a partir da combinação destes atributos. A marca deve, por isso, se posicionar de forma a transmitir aqueles atributos que estão na sua essência para que o consumidor se conecte a ela e obtenha a recompensa emocional correta.

Faça um exercício prático: pense em uma marca e tente conectá-la com um desses sentimentos. Por exemplo: Coca-cola? Entusiasmo. Natura? Sinceridade, sofisticação. Toyota? Robustez, competência. Ferrari? Omo?  

Que emoção sua marca transmite?

Na prática, a conexão emocional é algo que deve ser trabalhado na gestão da sua marca (branding). Isso significa que seu posicionamento nas mídias, nos pontos de venda, na internet, no atendimento, na linguagem e em todos os pontos de contato com o consumidor deve transmitir e ser coerente com a conexão emocional que sua marca propõe.

Agora aplique ao seu negócio, à sua marca. Para o seu público, que tipo de conexão emocional sua marca representa?

Sinceridade (sincerity): sua marca ajuda as pessoas a sentir que há um valor real e honesto em conectar-se com ela? As pessoa tem um relação de absoluta confiança e sentem-se tranquilas e seguras ao fazerem negócios com sua marca?

Entusiasmo (excitement): sua marca motiva e incentiva as pessoas a darem o melhor de si? Ela transmite alegria, motivação, força? As pessoas sentem-se aceleradas, excitadas e animadas ao fazer negócios com sua marca?

Competência (competence): sua marca torna as pessoas mais capazes de fazer o que elas gostam ou querem? Elas sentem confiança e segurança técnica ao relacionarem-se com sua marca? Elas se sentem empoderadas? Sentem que passaram para um outro nível a partir da aquisição dos seus produtos e serviços?

Sofisticação (sophistication): sua marca aumenta o nível de conhecimento ou compreensão de algo? Promove a autovalorização da pessoa? Gera prazer e satisfação por possuir ou utilizar seus serviços e produtos?

Robustez (ruggedness): sua marca ajuda as pessoas a lidar de forma mais eficiente e resiliente com os problemas cotidianos da vida?

Faça agora o exercício respondendo à questão: “Minha marca gera (um ou dois sentimentos) quando o consumidor se conecta com ela. E faz isso quando (relacione as experiências do cliente que promovem este tipo de conexão)”.

EVANDRO DENZIN, diretor CLIP COM.

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