O que é e quais as vantagens do Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio, ou Google My Business, é uma plataforma do Google em que empresas e profissionais autônomos empreendedores podem divulgar o seu negócio de forma gratuita na busca orgânica e no Google Maps.

Esta ferramenta do Google é especialmente importante para os negócios locais, ou seja, para empresas cujo o público alvo principal está na sua cidade sede ou na sua micro região.

Certamente você a viu o Google Meu Negócio em ação quando fez um busca na internet e, entre os anúncios pagos e resultados orgânicos, apareceu um box com as empresas mais próximas a você que oferecem aquele serviço ou produto.

Captura de Tela 2020 03 11 às 07.21.08
Este é o quadro do Google Meu Negócio para a busca “marketing digital” feita em nossa sede em Leme, SP.
Captura de Tela 2020 03 11 às 08.26.39
Esta é a parte inicial de nossa empresa no Google Meu Negócio.

Ao clicar sobre o nome de nossa empresa, o Google abre outra página onde, além do mapa com a localização da empresa, um box traz todas as informações do nosso negócio como: endereço, telefone de contato, link para o website e rota de como chegar, horários de funcionamento, notas sobre produtos e serviços, perguntas e respostas, eventos que acontecerão, etc.

Ter o nome de sua empresa aparecendo nesta busca – especialmente se seu público alvo é local – é indispensável! Mais que isso: é importante que ela apareça em primeiro lugar ou ao menos entre os três primeiros.

Vantagens

Aparecer na busca do Google Meu Negócio tem muitas vantagens. Lembre-se: quem quer fazer negócios, comprar produtos e serviços, não vai às redes sociais; vai ao Google! Portanto é lá que sua empresa precisa se destacar, muito mais do que nas redes sociais com seus algoritmos temperamentais. Veja as vantagens de ter uma boa gestão do seu Google Meu Negócio:

  1. Credibilidade: Empresas que verificam as informações e mantem postagens do Google Meu Negócio têm duas vezes mais chances de serem consideradas como confiáveis pelos consumidores, segundo o próprio Google.
  2. Mensuração dos acessos: a plataforma permite que os donos do negócio acessem as informações sobre como os usuários pesquisaram a empresa e de onde são, quantas pessoas ligaram a partir do telefone exibido, quantos acessaram a rota para chegar ao seu negócio, quantos cliques o site teve.
  3. Ser encontrado por potenciais compradores: para os negócios locais, a ferramenta vai exibir sua empresa para o comprador em potencial. Lembre-se: a iniciativa da busca foi dele, portanto ele QUER comprar. Isso significa que o processo de venda já está avançado quando ele decide acessar e fazer contato com sua empresa!

Como otimizar sua página no Google Meu Negócio

Aqui vamos pressupor que você já tenha a página do seu negócio na plataforma. Como fazer para que ela apareça em primeiro lugar para as palavras-chave que interessam ao seu negócio? Algumas dicas são:

  1. Mantenha seu perfil atualizado: é importante que você mexa no perfil constantemente mudando e atualizando informações, como horários de funcionamento, definições etc. Responda perguntas dos consumidores se houver.
  2. Faça postagens: a plataforma disponibiliza vários tipos de posts como, ofertas, atualizações, eventos e produtos. Estes conteúdos são disponibilizados por tempo limitado. Por isso é importante que, ao menos uma vez por semana, você faça uma postagem.
  3. Habilite a troca de mensagens: há uma app associado à plataforma que permite a troca de mensagens on line com seus clientes ou prospects. Habilite a troca de mensagens apenas para o horário comercial e verifique diariamente se não há mensagens enviadas fora deste horário que precisam ser respondidas.

Se você ainda não tem o Google Meu Negócio para sua empresa, não perca tempo! Faça agora mesmo seu cadastro nesta importante plataforma clicando aqui. Caso necessite de ajuda para cadastrar e manter sua página nesta ferramenta de negócios, fale conosco agora!

Deixe um comentário