O comércio eletrônico no Brasil vem crescendo ano a ano em média 10%. Segundo dados Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), neste ano o volume de compras virtuais deve ultrapassar os R$100 bilhões. A previsão é que até o final do ano haverão mais de 135 mil lojas virtuais no Brasil, onde mais de 68 milhões de consumidores irão gastar, em média, R$310,00 por pedido que, somados, chegarão à casa de 342 milhões.
Então, se você possui um negócio que vende produtos em uma loja física em sua cidade e ainda não tem um loja virtual, saiba que você está perdendo a chance de beliscar uma fatia de todo esse dinheiro!
As vantagens de ter uma loja virtual são muito mais maiores do que o esforço de construí-la e mantê-la. Veja:
- Ampliação de tempo e espaço de vendas: uma vantagem óbvia é que você ampliará o tempo em que sua loja ficará “aberta” vendendo seus produtos. Na loja virtual, 24 horas por dia, 7 dias por semana, você estará vendendo seus produtos. E não vai se limitar aos moradores de sua praça ou ao seus clientes habituais. Poderá vender, literalmente, para o mundo inteiro!
- Baixo custo de manutenção: se você já tem um site, poderá hospedar sua loja dentro do seu próprio site, tendo que, no máximo, ampliar um pouco seu pacote de hospedagem. Além disso, você não precisará contratar mais pessoas para gerenciar sua loja virtual; basta treinar um funcionário para acompanhar as vendas e despachar os pedidos feitos na loja virtual. Caso o faturamento da loja justifique, você poderá ir contratando mais pessoas apenas para dar conta da demanda da loja virtual. Além disso, dependendo da plataforma que você escolher, não precisará nem mesmo pagar mensalidade. Aqui na Clip utilizamos o OpenCart, uma plataforma de ecommerce open source, onde você só gasta com módulos adicionais que eventualmente queira inserir na sua loja.
- Investimento inicial baixo: se tiver tempo e um pouco de facilidade com tecnologia, você mesmo pode criar sua loja virtual em plataformas auto-administráveis como a Magento, Nuvemshop, Shopify, Woocommerce (para Word Press) e tantas outras. Nestes casos, você terá de pagar uma mensalidade para a plataforma escolhida e mais um percentual por venda realizada. Outra opção, é contratar a assessoria de uma agência que crie sua loja virtual e ajude você a administrá-la. Na Clip cobramos apenas para a montagem da loja utilizando a plataforma open source OpenCart e, neste caso, você paga apenas um vez e depois a loja é sua.
- A loja virtual não diminui as vendas da loja física: há um temor de que a loja virtual vá diminuir as vendas da loja física. Isso é um mito. Na verdade, a loja virtual vai aumentar sua vendas, pois já se sabe que seu cliente que costuma frequentar a loja física, não vai trocar isso pela loja virtual. Por outro lado, na loja virtual você pode divulgar seus produtos para novos clientes por meio das redes sociais e do próprio Google Ads. Veja este depoimento de um lojista que tinha este temor e teve um grata surpresa quando montou sua loja virtual.
- Você não pode ficar para trás! Não precisa ser um gênio para saber que tudo caminha para o mundo virtual. Cada vez mais a “internet das coisas” e a popularização dos smarthphones e da internet trazem um mundo de facilidades para a nossa mão, com alguns cliques na tela do celular. Se você não estiver presente na internet (não num espaço alugado mas próprio – veja o texto aqui no blog) – principalmente para vender seus produtos – você está no alto de um tobogã!
O que você está esperando para montar sua loja? Dedique tempo para pesquisar e planejar isso. Se precisar da nossa ajuda, estamos a disposição!