Para quem está ativo nas redes sociais com seus negócios, se depara muitas vezes com o dilema: o que vou postar? É quase óbvio que não se deve postar apenas produtos que você vende. Lembre-se que as redes sociais são pensadas para relacionamento entre as pessoas. As empresas estão lá, mas o ambiente não é construído para elas. Então, o conteúdo relevante para o seu público-alvo (chamado agora de “persona”) é a chave para você ter engajamento no Instagram e no Facebook. Então seguem dez ideias de conteúdo para você postar em suas redes sociais.
- Seja prático: mostre uma situação prática na qual seus produtos e serviços sejam uma solução de um problema. Os vídeos se prestam muito bem para isso.
- Bastidores: mostre seus bastidores, colaboradores, fabricação, entrega, processos. As pessoas gostam de conhecer estas curiosidades e o lado humano das empresas.
- Diferenciação: utilize frases ou citações que tenham a ver com seu posicionamento de mercado. Mostre as coisas nas quais você acredita e gere identificação com o seu público.
- Curadoria: dê dicas de filmes, livros, lugares para visitar, eventos, vídeos e autores que podem ajudar seu público no segmento no qual você atua.
- Antes e depois: se o seu segmento permitir, mostre a transformação ou diferença gerada por seus produtos e serviços com fotos de antes e depois do uso.
- Enquetes: utilize os stories para interagir com seu público. Faça perguntas ou gincanas relacionadas ao seu segmento. Aqui vale um toque e humor e brincadeira. Não tenha medo disso. Mas sempre com bom senso.
- Fotos antigas: poste fotos antigas de sua loja, contando como superou desafios no inicio da história de sua marca.
- Colaboradores: poste fotos de seus colaboradores falando um pouco sobre cada um: o que faz na empresa, quanto tempo está lá, suas qualidades, seus hobbies. Humanize seu feed. O mesmo vale para as equipes dentro de sua empresa.
- Infográficos: faça infográficos com dicas práticas para resolver problemas dos seus clientes. Exemplo: uma loja de roupas pode postar o passo a passo para tirar manchas ou combinações de peças e cores de acordo com o ambiente ou evento.
- Depoimentos: peça aos seus clientes que gravem ou escrevam um depoimento sobre uma experiência positiva que tiveram com sua marca.
- Hacks: truques ou dicas para resolver um problema, evitar um erro, melhorar a performance ou um novo uso de produto. Ensine técnicas e indique sites ou apps que resolvam um problema do seu público.
- Oferta relâmpago: quando anunciar produtos, faça com uma ação poderosa de engajamento: descontos arrasadores e relevantes por tempo limitado. Este tipo de ação, além de engajamento nas redes sociais, motivam o cliente a se aproximar da sua marca ou ir até sua loja. Mas fuja daquelas promoções super manjadas e chatas de “compartilhe a foto, marque três amigos, faça um comentário, curta nosso perfil”. Isso já era! Seja diferente!
Esperamos ter ajudado você a resolver as dúvidas do que postar nas redes sociais. Semana que vem, vamos mostrar o que NÃO fazer nas redes sociais, as maiores falhas na gestão de uma perfil.