Dicas para um conteúdo “Snackable”

snackable

Uma empresa que tem um perfil no Instagram tem, por essência, mais dificuldade em atrair likes, seguidores e engajamento em geral. Isso porque o Instagram não é lugar de empresa; é lugar de gente que quer ver gente. Ninguém está no Instagram para ver e comprar produtos e serviços, a princípio. Por isso, o conteúdo que uma empresa publica em seu feed tem que ser “gostoso” e de fácil “consumo”, com gosto de quero mais. O termo em inglês é “snackable”, ou seja, o conteúdo deve ser atraente, rápido e fácil de consumir como um “snack”, um aperitivo ou salgadinho, que você sempre quer comer mais um!

Então, que tipos de conteúdo sua empresa pode produzir para que seus posts sejam “snackable” e tenham mais chances de engajar a audiência?

1.CITAÇÕES

haiku
Exemplo de um Haiku

Produza posts com citações de pessoas que sejam referência em seu setor de atuação ou nicho ou de autores influentes em geral, mas que se relacionem de alguma forma com sua marca ou campanha. Estes post devem mexer com a reflexão da audiência; fazer a pessoa pensar sobre sua prática profissional ou mesmo sua vida pessoal.

2. INFOGRÁFICO

Outra possibilidade é criar frases (não necessariamente citações) utilizando a técnica japonesa do Haiku. São poemas escritos sempre em três frases. Cada uma com 7 ou 10 sílabas. De preferência, no tempo presente. Dá um pouco mais de trabalho, mas o resultado é um post bem original.

Infográficos são criações onde informações e dados são dispostos na forma de uma arte onde além do texto há imagens que ajudam na compreensão do conteúdo. É a junção dos dois lados da frase “uma imagem vale mais que mil palavras”.

Outra vantagem do infográfico é que ele pode ajudar a gerar mais engajamento à medida em que ele não será oferecido integralmente no seu post. No feed você colocará uma chamada com a principal “descoberta” ou “sacada” do infográfico, chamando o seu público para seu site onde ele terá acesso ao infográfico na íntegra.

3. VIDEOS CURTOS

Não é nenhuma novidade que os vídeos tem mais engajamento que outros tipos de post. Por isso, invista em produzir vídeos curtos onde sua empresa oferece dicas de uso de produtos ou serviços, informações úteis para o dia-a-dia das pessoas. Mostre também os bastidores de sua empresa. As pessoas tem curiosidade em ver como é produzido um produto, como é embalado e despachado e quem são as pessoas por trás da sua empresa. Sempre curtos, com no máximo dois minutos. Entrevistas com experts também dando dicas ou informações relevantes podem ser divididas em vários vídeos menores em sequência.

Hoje você pode fazer isso com seu smarthphone e editar com apps facilmente. Mas se tiver uma agência (como nós!) para produzir de forma profissional, é claro que seu branding agradecerá (se quiser, fale com a gente a respeito!).

4. GRÁFICOS

Posts com gráficos a respeito de dados e pesquisas sempre atraem a atenção e retêm o usuário na timeline para ver o que está sendo retratado ali. A dica é utilizar a própria rede social como tema do post. Mostre quantos usuários de cada rede há no país, que tipo de post mais engaja, ranking dos mais diferentes tipos, etc. Um “google” bem dado lhe dará várias fontes de dados deste tipo facilmente.

Mas outras fontes de informações do seu segmento, que interessem sua “persona” podem lhe dar gráficos interessantes. Por exemplo, se você fala para mães, mostre um gráfico que demonstra os hábitos de alimentação das crianças.

5. DICAS E “COMO FAZER”

Tanto em vídeos como em posts tradicionais é sempre bom oferecer dicas ou passos de como fazer algo que tenha ligação com os interesses de sua “persona”. Não precisa ser completo. Aliás, é até bom que não seja. Por exemplo, uma agência de intercâmbio pode fazer um post com sete dicas para tirar o visto de estudante no Canadá; no post, ela coloca as três primeiras e as outras quatro estão num post do blog ou num infográfico disponível no site.

6. BASTIDORES

Mostrar os bastidores de sua empresa em fotos e vídeos é sempre um conteúdo que atrai a curiosidade das pessoas. Como é feito determinado produto, como um máquina funciona, que coisas interessantes e legais a empresa oferece aos seu time. Pode colocar uma pitada de humor nisso também. Mas não exagere. A freqüência deste tipo de post é o segredo para o engajamento. É importante mostrar que por trás da marca existem pessoas comuns que são felizes e divertidas, que se esforçam para oferecer algo ao cliente ou consumidor.

E OS MEUS PRODUTOS?

O importante é que sua empresa reduza o atrito com as redes sociais. Lembre-se: uma marca sempre será uma intrusa ali. Por isso, quanto mais “snackable” for seu conteúdo, melhor. “E os posts dos meus produtos?” bem… publique seus produtos de vez em quando. Mas, de preferência, com o testemunho de alguém que o usou ou com dicas de como utilizá-lo. Lembre-se sempre: redes sociais são sobre pessoas, por isso seus posts tem que ser “humanizados”, fáceis e gostosos de “consumir”, snackable!

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