Estes dias finais do ano quase sempre são de reflexão e planejamento para o próximo. Pouca coisa se decide ou inicia neste período. Sendo assim, nada melhor que uma reflexão sobre o planejamento para o próximo ano. Por isso, quero propor a análise dos Seis Cs. É uma forma simples e ao mesmo tempo muito abrangente para planejar e traçar estratégias para seu marketing em 2022.
O “C” de CLIENTE
O primeiro C é o Cliente. Nenhum ativo supera o valor dos seus clientes. Eles são a razão da sua existência e a garantia de sobrevivência e prosperidade dos seus negócios. Por isso é tão importante conhecê-lo com profundidade.
Quem é ele? Como ele pensa? Quais são suas dores e desejos? Quais são seus valores e crenças? Quem são as pessoas que ele admira? Que tipo de relação você tem mantido com seus clientes? É só aquela que acontece quando ele te procura ou você tem sido proativo para ir ao seu encontro?
Procure ouvir mais seus clientes. Desenvolva pesquisas de satisfação e pergunte a ele como você pode melhorar e que tipo de produtos ou serviços ele sente falta em sua loja ou negócio.
Planeje surpresas para seus clientes. Treine seus colaboradores para atender bem e tratar cada um como se fosse único, membro da família, como fosse sua mãe!
O primeiro “C” é o mais importante de todos. Aplique sua atenção nele e o sucesso virá.
O “C” de Custo
Não me refiro ao custo financeiro do seu negócio. O custo aqui está para além das cifras. Pense em todos os custos que o seu negócio impõe aos seus stakeholders.
Quais os custos do seu negócio para os seus colaboradores? Que tipo de sacrifícios desnecessários você está impondo a eles no ambiente da empresa, nas condições de atuação em cada posto de trabalho, no ir e vir, no alimentar-se etc. Lembre-se: ter uma equipe feliz e que gosta de estar na sua empresa é tão importante (ou até mais!) do que os salários e os benefícios.
Que custos você impõe aos seus clientes? Além do preço, o que mais o seu cliente precisa “pagar” para acessar seus serviços e produtos? Será o tempo de espera? Um ambiente desconfortável? Uma localização ruim ou uma dificuldade para estacionar? Será que os sistemas de pagamento não estão acrescentando um custo a mais a ele? E a falta de um delivery não seria um custo para eles? Em resumo: tente diminuir ao máximo os custos psicológicos, ambientais ou estruturais que o seu cliente tem. Isso facilitará a venda e aumentará a satisfação dele.
O “C” de Comodidade
Ofereça comodidade aos seus clientes reduzindo todos os atritos que dificultem a venda. Comodidade é ir ao encontro de seu cliente e não esperar que ele venha a você. Não espere ele reclamar da temperatura da loja; instale e ligue o ar condicionado. Ilumine bem sua loja, ofereça espaços de “não fazer nada”, um sofá, um cafezinho com algo para “beliscar”; faça delivery, crie facilidades tecnológicas para acessar, escolher, conhecer, comprar e tomar posse dos seus produtos e serviços.
Se a pandemia serviu para alguma coisa foi para acelerar a transformação digital das empresas! Então não pare: informe-se sobre mais maneiras de colocar a tecnologia a serviço da comodidade do seu cliente.
O “C” de Comunicação
A internet revolucionou a comunicação mercadológica. Toda a informação para efetuar uma venda está disponível à distância de alguns cliques na tela do celular. Por isso, a definição do Professor Luiz Marins sobre vendas continua muito atual: “Vender é reduzir as contingências de compra”.
Para isso é preciso que você utilize a internet para que o seu negócio esteja disponível e acessível. Estar disponível é ser encontrado facilmente pelo seu consumidor no Google e nas redes sociais. As pessoas precisam achar o seu negócio quando buscarem digitando aquilo que procuram. Precisam ver o seu site e seus perfis, seus produtos e entender perfeitamente o que você faz, como você faz e porque você faz.
Acessibilidade é o segundo passo. Não basta ser encontrado; é preciso que seu site funcione, carregue rápido, seja agradável e fácil de explorar (principalmente pelo celular), possua informações claras e fotos explicativas e bonitas. Precisa ser uma porta aberta para contato e vendas. Tem que ser um site VENDEDOR, isto é, que o consumidor tenha vontade de ficar e sinta-se inspirado em tomar posse do que você oferece ali. Muitas empresas tem CNPJ e não tem um site! Isso é como não existir para o mundo. Você existe apenas para quem lhe cobra impostos!
E lembre-se! Tenha um bom perfil nas redes sociais. Isso significa ter conteúdos relçevantes e instrutivos e não só propagandas. Humanize seu perfil com gente: seus colaboradores, você mesmo e seus clientes. Mostre seus bastidores. Ensine como usar seus serviços. Inspire seus seguidores com postagens interessantes e que motivem as pessoas a compartilhar e salvar.
O “C” de Concorrentes
Monitore seus concorrentes. Isso é importante para que você não fique para trás, ao contrário, inove e esteja sempre um passo à frente deles.
Lembre-se que um concorrente não é apenas aquele que atua no mesmo segmento e na mesma praça. Um concorrente é todo o negócio que pode fazer o seu cliente gastar aquela parte do “bolso” com ele e não com você.
O “C” de Caracterização
Seja diferente! Tome por base ser diferente dos seus concorrentes em 2022. Crie uma cultura própria para sua empresa e coloque-a em prática. Pense bem … em geral, a única coisa que pode realmente diferenciar você de um concorrente é a sua marca e o conceito que ela carrega.
Há muitos parques temáticos de diversão no mundo mas quando falo a palavra “Disney” você saberá que este é diferente de todos os outros. Pode não ser o melhor mas é único! Porque a Disney soube criar uma cultura de marca que a caracterizou e a tornou única.
Aproveite 2022 para começar a construir sua marca fazendo com que seu negócio seja diferente de todos os demais, único!
Que venha 2022!
Aproveite o final de ano para pensar e planejar o seu Ano Novo. Analise os seus Seis “C”s e liste o que é possível melhorar em cada um deles. E que seja um grande ano com o C de Crescimento!