Os três pilares para o sucesso do marketing digital

pjimage 2020 08 09T103228.134

Imagine que o Luciano Huck citasse sua marca e sua empresa em rede nacional no domingo a tarde. Ou que o Willian Bonner, no Jornal Nacional, falasse de como sua empresa ajudou em alguma situação. As pessoas encontrariam sua empresa na internet com facilidade? Sua estrutura de marketing digital está preparada para receber a demanda de consumidores que isso geraria? Quem quisesse saber mais de sua empresa teria facilidade de acessar suas informações e conhecer seus produtos em seu site e em suas redes sociais?

Pois é… há algumas coisas que você pode e deve fazer no seu marketing digital que vão garantir resultados e uma boa presença na internet para atrair clientes e vender seus produtos. Para alcançar o sucesso nesse cenário digital, é essencial considerar três elementos-chave: disponibilidade, acessibilidade e rapidez. São bases fundamentais para o marketing digital e quase uma obrigação de quem pretende fazer um trabalho sério na internet.

Disponibilidade: esteja presente em todos os lugares relevantes

Disponibilidade diz respeito à estar presente em todas as plataformas. As pessoas estão constantemente conectadas, pesquisando e interagindo com marcas em diferentes canais. Para alcançar seu público-alvo, sua empresa precisa estar presente em tantos lugares quanto possível.

Primeiro, otimize sua presença no Google. Certifique-se de que seu site esteja otimizado para os motores de busca, usando palavras-chave relevantes em seu conteúdo e meta tags. Isso ajudará sua empresa a aparecer nos resultados de pesquisa quando os consumidores estiverem procurando por produtos ou serviços relacionados. Isso se chama SEO (Search Engine Optimization) e temos um texto sobre isso aqui no blog

Além disso, aproveite as redes sociais. Identifique as plataformas que seu público-alvo utiliza com mais frequência e crie perfis comerciais atraentes nessas redes. Compartilhe conteúdo relevante, interaja com seus seguidores e esteja sempre disponível para responder a perguntas ou comentários. Produzir conteúdo relevante demanda outro cuidado importante: não é a quantidade que importa mas a qualidae. Seus conteúdos devem agregar valor à vida do seu público e não ser mais um lixo digital no feed deles. Destaque como seus produtos e serviços ajudam seu público a resolver problemas e realizar os resultados que eles desejam.

A disponibilidade pode e deve ser maximizada pelas formas de impulsionamento ou tráfego pago para seu site ou pefil. É impossível você ter um alcance significativo em seu nicho sem o impulsionamento de publicidade, afinal, é esse o negócio do Google e da Meta, as principais mídias que dispomos hoje. Os custos são relativamente baixos, especialmente para negócios locais. Porém, não basta apenas apertar o botãozinho “impulsionar esta publicação” no Instagram. É preciso ter uma estratégia bem definida dos objetivos e dos públicos que se quer atingir; utilizar o algorítmo (pixel e metatags) para desenvolver a inteligência de dados a favor do seu remarketing (anunciar de novo para quem já está interessado) na aplicação desta verba para anúncios.

A Clip tem expertise nisso e pode ajudar seu negócio a alcancar mais pessoas e as pessoas certas nas redes sociais e no Google.

Acessibilidade: facilite o acesso à sua empresa

Uma vez que os consumidores encontrem sua empresa, é crucial que eles possam acessar facilmente as informações de que precisam. Simplifique a navegação em seu site, tornando-o intuitivo e fácil de usar. Considere a criação de uma seção de perguntas frequentes (FAQ) para responder às dúvidas mais comuns dos clientes.

Além disso, otimize seu site para dispositivos móveis. Com o aumento do uso de smartphones e tablets, é essencial garantir que seu site seja responsivo e se adapte a diferentes tamanhos de tela. Isso proporcionará uma experiência mais agradável aos usuários e aumentará a probabilidade de eles permanecerem em seu site por mais tempo.

Outro aspecto importante da acessibilidade é a clareza das informações. Evite jargões técnicos e linguagem complexa. Escreva de forma clara e concisa, garantindo que todos possam entender facilmente o que sua empresa oferece e como podem se beneficiar.

Nas redes sociais (Facebook, Instagram e WhatsApp) configure corretamente a sua “bio” com informações claras e objetivas para quem quer ir até seu PDV físico (coloque o link do GoogleMaps) ou quer tirar uma dúvida por WhatsApp. Já vi muitos perfis de empresas que não tem essas informações básicas. Nos destaques do Instagram, coloque todas as informações fundamentais do seu negócio: o que é e como atua, principais produtos, como comprar, depoimentos de clientes satisfeitos, bastidores, diferenciais da concorrência. Esse é seu cartão de visita! Deixe-o impecável.

Rapidez: seja ágil nas respostas e no atendimento

No mundo digital, a rapidez é essencial. Uma pesquisa feita pela OpinionBox Brasil e Octadex constatou que o terceiro fator que leva um consumidor a comprar novamente de uma mesma marca é o “atendimento rápido e preciso” (50% dos respondentes). Este quesito só perdeu para “qualidade do produto e serviço” e “promoção / cupons / descontos”. Os consumidores esperam respostas rápidas e soluções imediatas. Portanto, é crucial que sua empresa seja ágil nas respostas e no atendimento ao cliente.

Há muitas empresas que disponibilizam o WhatsApp para atendimento on line e não respondem aos chamados, ou respondem horas e até dias depois, quando o consumidor já nem lembra mais porque enviou a mensagem, um absurdo! A mesma pesquisa citada acima mostra que 67% dos consumidores não toleram mais do que 5 minutos para receberem a resposta de uma consulta online. Quer saber como usar melhor o WhatsApp? Temos um texto sobre isso aqui no blog.

Uma opção para não deixar ninguém esperando, é utilizar hatbots ou sistemas de atendimento automatizado. Isso ajudará a melhorar a experiência do cliente e reduzir o tempo de espera. Mas cuidado com os robôs: a maioria das pessoas aceita utilizá-los mas quer ter acesso a um ser humano rapidamente quando o robô não resolver suas dúvidas (confira a pesquisa citada).

Além disso, monitore regularmente suas redes sociais e outros canais de comunicação para identificar e responder prontamente a comentários, mensagens e avaliações dos clientes. Mostre que sua empresa valoriza seus clientes e está disposta a resolver quaisquer problemas ou preocupações de forma rápida e eficiente.

E então? Luciano Huck e Willian Bonner podem falar do seu negócio em rede nacional sem que você passe vergonha?Trabalhando sua disponibilidade, sua acessibilidade e rapidez na internet, seu marketing digital estará trabalhando a favor da sua marca e levando o consumidor até à sua porta (física ou virtual) para que você faça a venda. Lembre-se: o marketing soizinho não vende; ele comunica sua oferta de forma adequada e eficiente para o público certo. Vender vai depender de muitos outros fatores.

Se você precisa de ajuda para melhorar sua disponibilidade, sua acessibilidade e sua rapidez na internet, nós podemos ajudar. Fale conosco!

Deixe um comentário