A casa do sucesso

Hoje quero falar sobre um conceito diferente de sucesso. Esta palavra evoca em nós a imagem de alguém vitorioso, que alcançou seus objetivos, que conquistou respeito, dinheiro, fama, tranquilidade enfim, uma vida invejável. Mas acredito que sucesso de verdade, não é isso. Ele está para além destas coisas; ele é maior que isso.

Quero comparar o sucesso a uma casa na qual precisamos morar. Uma casa que nos dá abrigo, segurança e conforto. Todos nós almejamos esta casa. Ela pode ser uma mansão ou pode ser uma casinha simples. O tamanho, na verdade, pouco importa. O que importa é que a casa do sucesso é exclusiva, ela é sua e só serve para você e ela lhe dará a segurança e o abrigo que precisa para viver.

Mas há algo de comum em todas as casas de sucesso, tanto as maiores quanto as menores. Todas elas tem uma porta e duas janelas. A porta se chama DISCIPLINA e as janelas se chamam PERSISTÊNCIA e ENTUSIASMO.

A casa do sucesso é exclusiva, ela é sua e só serve para você e ela lhe dará a segurança e o abrigo que precisa para viver.

A porta da DISCIPLINA é por onde se entra na casa do sucesso. O sucesso não se alcança sem disciplina. Disciplina é a capacidade de dizer não. Vivemos num mundo cheio de possibilidades, de infinitas escolhas. Se formos caindo nas tentações, vamos começando um monte de coisas e não terminamos nenhuma. Nos tornamos especialistas em generalidades! Somos tudo e não somos nada. É preciso saber dizer não. Estabelecer o foco naquilo que realmente importa, no que vai lhe dar resultados, no que você vê como oportunidade real e duradoura, naquilo em que você coloca seu coração. Disciplina é não se desviar desta meta, nem que seja preciso abrir mão de uma “boa oportunidade”. É também dizer não para si mesmo, para a procrastinação, as desculpas, a preguiça, a auto-piedade e muitas vezes para o prazer.

É preciso saber dizer não. Estabelecer o foco naquilo que realmente importa, no que vai lhe dar resultados, no que você vê como oportunidade real e duradoura, naquilo em que você coloca seu coração.

A casa também tem uma janela chamada PERSISTÊNCIA. Ela é a qualidade de quem não se deixa levar pela dor. Como humanos, somos muito sensíveis à dor. Desde pequenos fomos ensinados a temer o castigo e a dor nos fazia desistir, deixar de ser teimosos. A dor do fracasso é a assassina da persistência. Quando fracassamos temos a tendência de desistir e pensar que não vai dar certo. Não queremos sofrer a “dor” do fracasso. Ícado de Carvalho, um bem-sucedido guru do marketing digital, disse: “as pessoas esquecem que ser bem sucedido não é dar 10 mil passos; é dar 10 passos na mesma direção. Ser bem sucedido é frequência e excelência. Fazer cada vez melhor”. Por isso, persistência é diferente de teimosia. O teimoso insiste em repetir sempre a mesma coisa, mesmo que ela esteja errada; o persistente repete sempre com o mesmo propósito, mas não da mesma forma. Ele está em constante aprimoramento. A teimosia é burra; a persistência, aprimora.

O teimoso insiste em repetir sempre a mesma coisa, mesmo que ela esteja errada; o persistente repete sempre com o mesmo propósito, mas não da mesma forma.

A outra janela da casa do sucesso é o ENTUSIASMO. Ninguém é bem sucedido se não for entusiasmado. A palavra tem origem grega e era utilizada para qualificar o estado no qual as pitonisas de Delfos profetizavam. As mulheres que serviam no tempo de Delfos inalavam gases alucinógenos e, em estado de transe, recitavam seus oráculos em êxtase, fora de seu juízo. Dizia-se então que elas estavam “entusiasmadas”, ou seja, tinham “deus dentro de si” (en + teos = entusiasmós). Assim, no sentido original, ser entusiasmado é ter tal força e determinação interna que toda a sua expressão externa revela a potência de um poder realizador tão forte, que é impossível de ser parado ou detido. Determinação, alegria, paixão, brilho nos olhos, aprofundamento, expertise e amor compõem uma idéia do que é ser entusiasmado pelo seu negócio, pelo seu projeto, pelo seu sonho.

Ser entusiasmado é ter tal força e determinação interna que toda a sua expressão externa revela a potência de um poder realizador tão forte, que é impossível de ser parado ou detido.

Não importa se você é um empresário que fatura milhões ou se é um pipoqueiro na porta de escola; se é um operário de uma fábrica, um professor ou uma empregada doméstica; se é um médico, advogado ou um vendedor autônomo. Cada um pode ter a sua casa do sucesso, desde que entre pela porta da DISCIPLINA e mantenha sempre abertas as janelas da PERSISTÊNCIA e do ENTUSIASMO e por meio delas olhe para o mundo.

Mas mesmo com disciplina, persistência e entusiasmo, não é garantido que dentro da casa do seu sucesso você será FELIZ! Esta já é outra conversa…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *