Nano influencers e o marketing local

nano influencers leme, sp

Nano influencer é um tipo de digital influencer ou influenciador digital. O Instagram e o YouTube são as principais redes que abrigam os influenciadores. São pessoas que se tornaram muito presentes nestas redes direcionando suas postagens para um foco, assunto ou estilo de vida que atraiu mais seguidores do que um usuário “comum”. Com isso, ela se tornou uma autoridade no assunto ou admirada por alguma razão, como estilo de vida, fama ou por contribuir de alguma forma com a vida de seus seguidores.

Engajamento: a moeda de ouro

A influência digital se dá com base em três elementos fundamentais: alcance, relevância e ressonância. Alcance é a quantidade de usuários únicos que visualizam uma postagem (as curtidas não são tão importantes). Relevância diz respeito ao “casamento” entre as postagens e os interesses das pessoas. Ressonância é o poder que as postagens têm de serem marcadas, comentadas ou compartilhadas. Este é o fator mais poderoso para um digital influencer, já que, dos três, esse é o único que não é determinado pelo algoritmo da rede social. Com base nestes três elementos, calcula-se o grau de engajamento do perfil.

Nano influencers

O universo dos digital influencers envolve desde as celebridades da TV, cinema, música e da própria internet, com milhões de seguidores, até as chamadas “micro-influencers” (de 10 mil a 100 mil seguidores) ou “nano influencers” (de 1.000 a 10 mil seguidores) mas que se caracterizam por terem mais engajamento do que as celebridades. Podem ser de caráter mais local/regional ou de nichos de mercado. As nano influencers começaram no segmento da moda e beleza mas hoje já é comum este tipo de influenciador em todos os outros setores, como esportes, alimentação, fitness, negócios, decoração, finanças etc.

Os Nanos tem características típicas como serem mais intimistas nas suas postagens que misturam a vida pessoal com produtos recebidos ou visitas às lojas; possuem, por isso mesmo, maior conexão com seu público, interagindo com maior vulnerabilidade e emoção. São também menos organizados ou profissionalizados uma vez que muitos começaram “sem querer” e se tornaram referência em determinado assunto. Essa pode ser uma desvantagem para a marca que quer anunciar com esse tipo de influenciador, pois muitos não possuem um “midiakit” com informações sobre seu público, perfil, alcance e engajamento.

Vantagens do marketing com Nano Influencers

Com a decadência das mídias tradicionais nos mercados locais e regionais, é cada vez mais importante desenvolver uma estratégia consistente de uso do marketing digital. Além de um site bem feito e eficiente nas buscas do Google é preciso utilizar bem as mídias sociais. Em nosso blog temos vários conteúdos sobre isso.

Uma dessas estratégias é a parceria com uma nano influencer, caso seu público alvo seja mais regional ou local. Além de um custo relativamente baixo, os influenciadores trazem outras vantagens como: divulgação de sua marca no ambiente digital para um target local; fortalecimento na credibilidade de sua marca; aumento de seguidores ao perfil de sua marca; facilidade na produção e criação de conteúdos para divulgar produtos e serviços; gerar mais humanização de sua marca.

Como escolher um nano influencer

Para escolher com qual influencer você fará parceria de divulgação, alguns critérios devem ser considerados: escolha um perfil que fale mais ao seu público ou próximo dele; veja se o estilo do influencer combina com o posicionamento de sua marca; peça informações através de um midiakit para saber os números de engajamento. Há também sites que fazem esse tipo de avalição. Normalmente são pagos mas oferecem uma degustação. Aqui você tem um deles. Mas escolha principalmente pela autenticidade. Às vezes, os números não se transformam em conversões, ou seja, em vendas.

Como trabalhar com um nano influencer

Ao fechar a parceria, observe o seguinte:

  1. Briefing: apresente suas intenções com a parceria e estabeleça o que não é compatível com seu posicionamento (palavras que podem e que não devem ser usados ou posturas inadequadas). Apresente também sua empresa e o que ela faz; fale do seu público-alvo e relate que ações de marketing já deram certo. Tudo isso ajudará o influencer a contribuir para avançar em sua divulgação sem causar embaraços ou situações constrangedoras. De preferência, coloque tudo isso no papel e entregue ao influencer.
  2. Objetivos: estabeleça objetivos claros com a parceria, definindo números desejáveis para engajamentos e conversões. Não se atenha apenas aos números embora sejam importantes. Observe também as interações para avaliar os resultados de awareness da marca e, eventualmente, redirecionar a campanha.
  3. Mantenha relações duradouras: não pense que os resultados virão logo no primeiro mês. É preciso criar um link entre sua marca e o influencer de forma que esta interação vá aos poucos sendo internalizada pelo público dele. Dê feedbacks e sugestões e veja se o influencer está à vontade para seguí-las.
  4. Pense para além das redes sociais: ao estabelecer uma parceria de sucesso com o influencer, coloque a criatividade para funcionar e convide-o para participar também de eventos e campanhas off-line e de cross-midia. Este tipo de experiência fortalece a parceria e gera impactos e bons resultados a médio prazo.
Exemplo de cross-midia de uma empresa com duas nano influencers de Leme, SP: Camila Salviano e Carol Zaniboni

Principais Influencers de Leme, SP

Para facilitar a vida de nossos clientes, fizemos um levantamento das principais influencers que atuam em nossa praça, onde estamos sediados, a cidade de Leme, SP. Além de ser um “index”, a lista traz exemplos práticos do que abordamos neste texto. Basta acessar os perfis e conferir. Os perfis sem informações não responderam à nossa pesquisa.

Carol Zaniboni (@carol_zaniboni)

“Atuo no mundo digital levando novidades, entretenimento e humor através da minha casa, o Instagram. Faço isso de uma forma leve para as pessoas de Leme e região, misturando sempre a divulgação com meu dia à dia. Sempre falo para as pessoas que meu nicho são as pessoas que querem rir! Gosto de conversar, mostrar que é possível ser fitness e comer porcaria.. é possível se sentir bonita e fazer faxina… é possível ter uma família e ser influencer. Meu nicho são todos que querem coisas reais. Não fantasio nada aqui no Instagram”.

Fran Roque (@franroquue)

“Através da sua maneira simples de se comunicar ela ganha diariamente a confiança de milhares de pessoas sendo a maioria mulheres. Seu nicho se divide entre moda e assunto relacionados ao desenvolvimento pessoal. Seu diferencial é enxergar com olhar empreendedor e saber a maneira correta de deixar o produto divulgado atraente focando sempre em resultados para quem a contrata” (Midia Kit).

Nathássia Pécora (@cozinhafit_aovivo)

“Sou Nathássia, mais conhecida como a mãe das gêmeas. Arquiteta por vocação e chef por opção. Gastronomia é a minha verdadeira paixão. Tudo isso aqui que vocês estão vendo começou em 2016. Resolvi abandonar o sedentarismo e buscar uma alimentação mais saudável. Passei a cozinhar todas as minhas refeições. Li, estudei e aprendi muito. Fui dando dicas de comidas saudáveis para minha família e amigos. Hoje divido minhas receitas com muita gente bacana” (Midia Kit). Site: www.cozinhafitaovivo.com.br

Melissa Moutinho (@melissamoutinho)

“Através da minha principal rede social (Instagram) demonstro para meu público minhas expertises e produtos/marcas que possam me representar e/ou que tenham perfil com meu público. Meu nicho são profissionais da área de mesa posta e mulheres interessadas em serem ótimas anfitriãs! Ao estabelecer parcerias de divulgação, procuro ouvir os sonhos, desejos e necessidades do cliente para juntos alinharmos as melhores estratégias de trabalho”. Site: www.melissamoutinho.com.br

Amanda Simarelli Marchi: @amandasimarellimarchi

“Meu propósito é influenciar positivamente pessoas, motivar. Mostrá-las a beleza de uma vida com atividade física e saudável, agregando momentos de descontração, família, moda, lazer, bons produtos disponíveis no mercado e profissionais que respeito e acho sensacionais. Quero mostrar meu dia-a-dia de uma forma leve e abrangente!”.

Confira ainda estes perfis:

Fernanda Maróstica: @fer_maróstica

Angela Adami:  @angelaadami

Erika Scharlach: @erikascharlach

Carol Bafume: @carolbafumee

Caroline Peliçari: @carolcpelicari

Camila Salviano: @camisalviano

Camila Ferreira: @milaespacomila

2 comentários em “Nano influencers e o marketing local

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