Sete características do comportamento vendedor

Vender é fundamental em toda e qualquer empresa. Nada acontece numa empresa, por melhor que sejam seus produtos e serviços, sem que primeiro haja uma venda. Tudo depende disso! Assim, o verdadeiro “patrão” não é o dono da empresa, mas o cliente.

Por esta razão, todas as empresas tem um departamento comercial e lá estão os vendedores. Há muitos preconceitos sobre esta profissão, mas o vendedor que ama o que faz e se esforça por fazer cada dia melhor o seu trabalho é, sem dúvida, um dos profissionais mais vibrantes, fascinantes e cativantes que se pode conhecer. Quer um exemplo? Sílvio Santos! Ele sempre foi um vendedor nato, esforçado e brilhante. Demais comentários são dispensáveis a respeito de suas realizações.

Ao longo do tempo, muitos outros nomes foram dados a esta figura, talvez como fruto do preconceito que pesa sobre esta profissão ou tentando dar um certo glamour a ela: consultor, representante comercial, gerente de contas. Seja lá qual for o título, o vendedor é aquele que faz a ponte entre alguém que precisa de algum produto ou serviço e a empresa que oferece este produto ou serviço.

Fizemos uma pesquisa nos principais blogs sobre vendas, livros e vídeos sobre o tema, buscando reunir as principais características do “comportamento vendedor” e chegamos a estas sete qualidades:

  1. Persistência e resiliência: Não desanima com um “não” e insiste para obter feedback e resultados. Mesmo nas dificuldades tem motivação própria para continuar e transformar “um limão em limonada”. Recebe, aceita, agradece e segue em frente.

2. Busca de metas e foco nos resultados: Trabalha sempre com foco em resultados mensuráveis em qualidade, quantidade e tempo. Tem um desejo obstinado e inadiável por alcançar um objetivo e não sossega enquanto não atinge a meta.

3. Comunicação persuasiva: Sabe se comunicar com simpatia. Tem sempre um sorriso no rosto e boa aparência, vestindo-se adequadamente. Prepara uma abordagem persuasiva de acordo com o produto/serviço que vende. Para isso tem profundo conhecimento daquilo que vende. Tem argumentos e respostas para negativas e dúvidas.

4. Entusiasmo, paixão, carisma, energia: Tem “brilho nos olhos”, gosta do que faz, expressa alegria por fazer a venda. Demonstra paixão pelo produto e pela marca. Demonstra sempre animação e otimismo contagiantes. Jamais reclama ou demonstra desanimo, por pior que seja a situação. É sempre otimista sem tirar os pés do chão.

5. Sensibilidade e empatia com as pessoas: Sabe ler o ser humano. Procura demonstrar sensibilidade às necessidades do cliente, tornando-se seu parceiro e amigo. Procura ajudá-lo independente da venda imediata. É empático e faz questão de guardar detalhes como nomes, família, eventos, etc ligados à pessoa. É genuíno no seu interesse pelos outros, sem fingimentos ou bajulação.

6. Planejamento e estratégia: Faz a lição de casa: conhece profundamente o produto/serviço que vende do ponto de vista técnico e prático. Está preparado para negociar condições de pagamento. Estuda e conhece os pontos fortes e fracos da concorrência. Estuda seus clientes à medida do possível para conhecer suas necessidades, produtos, hábitos e valores. Estabelece uma estratégia apropriada para cada um.

7. Habilidade em negociação: Desenvolve técnicas de negociação e procura ser um intermediário entre os interesses de sua empresa, seus próprios interesses e as necessidades e interesses do cliente. Para isso, estuda de forma sistemática as técnicas de negociação e procura colocá-las em prática no seu dia-a-dia.

Uma dica final: observe que estas sete características não se aplicam apenas aos profissionais de vendas; elas servem para qualquer pessoa que quer ter sucesso em sua carreira, seja ela qual for! Por isso chamamos estas sete habilidades de “características do comportamento vendedor”.

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